20 de outubro de 2011

BRASIL! Já tivemos meteorito?

ImperaGeo | 11:16 | 4 Comentários até agora


          Um dos fatos é que a cerca de 30 milhões de anos um meteorito deixou uma lembrança na região Sul de São Paulo, mais situado no limite entre dois municípios; Parelheiros e Colônia, levando em consideração a localização mais próxima, é mais conhecida como Cratera da Colônia e é famoso por estar em uma região urbana do Brasil.



A cratera possui um diâmetro de 3,6 km e apartir desta imagem pode–se observar a estrutura Geomorfológica, os relevos montanhosos formando um circulo.







    Hoje a cratera da colônia é habitada por o bairro de Vargem Grande, com uma população de quase 30.000 pessoas, sua paisagem é caracterizada por vestígios da mata atlântica e estar em amostra como um sítio geológico de interesse cultural e histórico.


        
           Esta é mais uma informação para que voçê venha conheçer seu espaço, crescer seu conhecimento científico e viajar em uma leitura simples e boa de entender, acessando o blog Imperageo.

Fonte: GEOGRAFIA  
Veja Mais ...

16 de outubro de 2011

A Terra como ela é... Seria uma batata?

ImperaGeo | 21:24 | Faça seu primeiro comentário!
 
Contemplada do espaço, a terra lembra uma bola de gude azul flutuando no vazio. Todavia, para os cientistas que estudam a conexão entre gravidade, geologia e clima, ela mais parece uma batata.
Este modelo, conhecido como geoide – abaixo desse parágrafo, representa a Terra segunda a Agência Espacial Europeia-, mostra a aparência da Terra caso fosse possível moldá-la de forma a refletir as anomalias gravitacionais provocadas por variações de densidade no interior do planeta.

Embora se saiba que acidentes geográficos superficiais, como montanhas, têm algum tipo de efeito sobre o campo gravitacional, são as estruturas geológicas existentes até o manto que mais afetam a força gravitacional da Terra.
As regiões de menor densidade registram gravidade menor. O ponto mais profundo do geoide, por exemplo, fica no oceano Índico, onde a antiga colisão entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiana resultou em rochas menos densas.
Também é possível estudar as mudanças no geoide ao longo do tempo a fim de constatar como o clima modifica a superfície terrestre. Dados recentes, obtidos por satélites da NASA, mostram o declínio da atração gravitacional dos mantos de gelo polares em função do degelo ocasionado pelo aquecimento global. Por Victoria Jaggard

Fonte: National Geographic Brasil
Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search