4 de maio de 2012

Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP) Em Risco!

ImperaGeo | 14:15 |


De principio pode-se colocar que são essas duas características que restringe e “dão limites” as propriedades Rurais ou de outro tipo de apropriação de terras, para fins econômicos. Uma forma mais clara, uma APP (área de preservação permanente), é uma área de grande relevância ambiental onde não se pode fazer exploração e uso da mesma, seja a quaisquer fins, Rural, Agrícola, Extração e outras, sua grande importância vem no sentido Ecológico, preservar áreas de vegetação, de recursos hídricos (Rios, Lagos, Lagoas e etc.), a biodiversidade, enfim, assegurar um bem estar nessa relação dos seres vivos.

Observe exemplos de APP (área de preservação permanente)

Uma Reserva Legal é a área dentro de cada propriedade particular onde não é permitido o desmatamento, onde deve ser mantida com a sua cobertura original. Esse tipo de reserva assegura o uso econômico sustentável da vegetação, e proporciona a conservação e reabilitação da mesma. Mais claro e simples é a área a ser reservada em uma propriedade rural.     


O que seria esse risco citado no tema? Coloca – se à tona então, um dos assuntos mais debatidos na atualidade, o novo Código Florestal, pois este risco está relativo às mudanças da diminuição das áreas de reserva e preservação, destes ambientes, percentuais que antes era de 80% de reserva na Amazônia, serão reduzidos para 50%, nos cerrados de 35 % para 20%, em torno das APPs, pode - se citar a redução das matas ciliares, que antes era no de 30 metros das faixas marginais do rio, ficará a metade, quer dizer 15 metros.        
Por tanto significativamente, não se tem nenhum ganho referente a esse novo código florestal em relações sociais e ambientais. Ao contrario observa – se uma situação de grande insegurança, além de propiciar o aumento do desmatamento e a perca das características originais e naturais das nossas florestas, a valorização dos grande latifundiários, e a redução cada vez mais da agricultura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search