3 de julho de 2012

Do Capitalismo a um Alarme Ambiental

ImperaGeo | 17:38 |



     Sabe – se que o homem construiu um modelo de desenvolvimento capitalista em que encara a natureza como uma fonte de recursos inesgotáveis, onde ele a prejudica tanto no lado da apropriação, como no da desapropriação, jogando fora aquilo que serviu como um consumo em formas de lixos.

       O avanço é enorme no desenvolvimento econômico, quebrando as barreiras da natureza e todos os empecilhos se tornam pequenos em torno dos incentivos tecnológicos para o aumento da produtividade industrial, aliás, a relação econômica com o meio ambiente é  uma discussão ampla onde possamos analisar agora.

       O preço de todo esse abuso ambiental uma hora ou outra estaria por chegar, os impactos ambientais provocados pela as crescentes potências industriais foram cada vez mais aumentando, e tais impactos começaram a atingir o mundo como todo sem distinguir classes sociais e quadros econômicos.

      Em 1972 foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o meio Ambiente, em Estocolmo na Suécia, este foi o primeiro alerta para se debater as questões o meio ambiente e o desenvolvimento, onde tal conferência ficou conhecida com as exposições de dois polêmicos tratados de acordos, na qual os países desenvolvidos exigiam a estagnação do desenvolvimento industrial dos países “não Industrializados” para que o quadro de impactos ambientais não fosse mais prejudicado, mas contra partida os países em desenvolvimento queriam o crescimento econômico a qual quer custo.


 ao lado, imagem da conferência

      Percebe-se sempre o discurso econômico em primeiro plano, em que se tem a economia e o conflito de quadros econômicos como papel mais importante. Quer dizer, o homem sempre usa o seu meio para fins econômicos primeiramente, as conseqüências e o que pode vim como causa, sempre é jogado para segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search