20 de setembro de 2012

Lagos naturais e Represas

ImperaGeo | 20:49 |

Lagos

Lagos naturais, referem – se especificamente a sistemas aquáticos naturais não conectados a um rio, e que funcionam a partir de funções de força climatológicas sem interferência de entradas de energia e material a partir dos rios.
            Estes sistemas são fragmentos de rios, que se estabilizaram como lagos no Pleistoceno, dando origem, portanto, a sistemas isolados entre si, e também com rios. Isto produziu novos mecanismos de isolamento genético de populações, introduzindo novas perspectivas tanto na pesquisa ecológica como nos processos da conservação desses ecossistemas.

 
Exemplo de Lago.


        Represas artificiais

            São construídas para um determinado uso primário, como controle de cheias, irrigações, abastecimento de água, pesca, suprimento industrial de água e, mais recentemente, geração de energia elétrica. Muitos reservatórios, após o uso primário passam a ter múltiplos usos o que tornou complexo o mecanismo de gerenciamento.



 
Imagem de uma Represa.

            Atualmente a qualidade de água de reservatórios é um tema central para o gerenciamento, estimulando o aprimoramento do monitoramento, a elaboração de um banco de dados, a aplicação de modelos ecológicos e matemáticos e a implantação de sistemas de suporte à decisão, para o controle efetivo da qualidade da água. Os mecanismos de funcionamento de reservatórios estão, portanto, relacionados com o seu uso múltiplo ou com o uso da água para um único fim.
            As várias modificações pelas quais passa o sistema ao longo de seu processo de estabilização dependem dos seguintes fatores:

·        * Volume de água
·        * Morfometria da represa
·        *  Tempo de retenção
·         * Características da área de inundação (geomorfologia da região, tipo de solo, cobertura vegetal existente).
·         * Usos da bacia hidrografia na área de inundação
·         * Qualidade inicial da água dos rios formadores da represa

A contribuição dos reservatórios para efeito estufa, especialmente aqueles construídos na Amazônia, chamou a atenção de que a produção de gases, especialmente metano, pode ser significativa principalmente após a passagem da água pelas turbinas. Outra também é que as águas anóxicas do fundo de reservatórios, quando descarregadas a jusante, produzem mortalidade de peixes em massa e impedem o uso da água para varias finalidades.

3 comentários:

  1. estas imagans me chamou bastante atencao pois alem de ser bonita ela tem um processo q eu e minha turma de escola estamos fazendo olhando e pesquisandon os lagos e cursos de água bjs a todos e a ate mas

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. São comentários como o seu que movem nossa vontade e prazer de postar sempre.

    ResponderExcluir
  3. esta imagem me lembra muito quando a agua doce no mundo acabar o q as pessoas vao sentir quando olharem essas imagens

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search