12 de janeiro de 2012

Mais energia, Mais desenvolvimento?

ImperaGeo | 15:23 | Faça seu primeiro comentário!
        Nós Brasileiros nos sentimos cada vez mais lisonjeados em saber que nosso país tem um forte poder na produção de energia, e então sendo hoje a 6ª maior economia do mundo, se torna mais interessante questionar. Mas será que esta energia esta sendo aproveitada? E de que forma estar afetando a sociedade deste país? E afeta nada no meio ambiente? Essas questões são poucas em meio ao universo que envolve tal temática. 
  


Observe nas imagens, formas de produção de energia.

        
          Sabe – se das descobertas em torno das explorações recentes do petróleo e também a busca da produção da energia renovável, no entanto o que tal assunto vem dar ênfase é em torno das Hidrelétricas, e entre elas foram escolhida duas, para tal reflexão junto com você caro leitor. Usina Hidrelétrica de Belo monte – PA e Usina Hidrelétrica de Estreito – MA.


         
         A primeira ideia que se vem à cabeça, é que uma hidrelétrica seria uma produção de energia sem choque ecológico e que nunca causaria disparidades sociais, pois a ideia central é aproveitar só o potencial Hídrico para gerar energia elétrica, mas, no entanto as elaborações dos projetos vêm deixando a desejar. A hidrelétrica de Belo Monte, esta sendo um exemplo a sua construção, esta levantando uma grande polêmica, pois causaria um descaso social muito grande ao povo que fica aos redores do Rio Xingu.
 





          Outro exemplo é a Hidrelétrica de Estreito, ao abrir as comportas, tanto à própria cidade de Estreito – MA, como Imperatriz do Maranhão, amanheceram o dia 9 de janeiro de 2012 de baixo d’água sofreram com uma enchente rápida, levando a perca de bens matérias a toda sociedade ribeirinha.


(Rua Niterói, no bairro beira rio, Imperatriz do Maranhão. 9 de janeiro de 2012)

          Pode – se analisar com esse pequeno texto, o que é realmente esse desenvolvimento que se fala tanto na mídia, e por que esconde – se o que realmente acontece, que produção de energia é essa, que causa tantos problemas? Fique curioso vá atrás de mais informações, fique por dentro, será se é necessário? Tem – se que ser pensado o que estar acontecendo com a nossa sociedade, com a nossa natureza, em fim com a nossa cultura.



Essa é uma pequena reflexão que o blog IMPERAGEO trouxe, para você leitor pensar e questionar mais, sobre as problemáticas do nosso país.



   



Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search