4 de novembro de 2012

Furacão Sandy: O desenvolvimento de um fato que chocou o mundo

ImperaGeo | 09:42 | Faça seu primeiro comentário!
           
           Sandy tem sido um nome bastante comentado e discutido no fim de outubro e inicio de novembro, isso tudo, pela grande proporção de desastre ambiental, econômico e social causados por esse furacão, unida a uma tempestade tenebrosa. Mas o que foi esse furacão? E a tempestade? Como se forma um fenômeno climático desse? E como se desenvolve? Vamos responder sistematicamente essas perguntas nesse post.

Ruas Inundadas

           O furacão Sandy, baseia-se num ciclone tropical, que se aproveita de regiões com menores pressões, formando uma verticalização de nuvens, com grande concentração de água. Nesse caso do Sandy, o furacão teve ainda a união com uma frente fria que vinha do Canadá, aumentando a quantidade de concentração de nuvens, intensidade de ventos (+ou – 150 Km/h) e precipitação, no dia 28 de outubro foi rebaixado a categoria de Ciclone extratropical, que tem intensidade menor, mas bem nocivo ainda para uma região.


Estradas destruídas
(Foto: The Virginian-Pilot, Steve Earley)/AP)

Mapa que mostra a tragetória do Furacão Sandy e as áreas em estado mais critico (Fonte: Centro Nacional de Furacões)

Numa entrevista ao Globo News, o meteorologista Isimar de Azevedo Santos, explicou o porquê das enchentes, afirmando que elas são reflexos da junção das marés cheias com as ressacas marítimas provocadas pela presença do Sandy.
O fenômeno atingiu diretamente o Caribe, mais especificamente Jamaica, Cuba, Haiti, Bahamas, República Dominicana. Mas a atenção do mundo foi voltada e focada na grande potencia mundial, os EUA, a mídia em tempo real informava ao mundo a situação critica do país, mostrando um fato raro, o país em estado vulnerável, tamanha grandiosidade que a natureza proporciona. O leste dos EUA foi bastante atingido, as grandes metrópoles mundiais, Nova York e Nova Jersey, localizadas na ilha de Manhattan, apresentaram vários prejuízos sociais, econômicos e estruturais, estimula-se que a baixa possa ter atingido a casa dos US$ 50 bilhões, mais ou menos R$ 101,5 bilhões. A umidade trazida pela tempestade e o ar frio chegaram até a causar nevascas na Virgínia Ocidental, Carolina do Norte e Tennessee.

Foto que demonstra a limitação de energia em Manhattan
(Foto: Exame/Abril.com)

Mais de 100 pessoas morreram nos EUA e mais de 60 no Caribe, uma devastação total, que mostra o quanto somos pequenos diante da natureza. Além disso, as cidades atingidas ficaram com transportes (incluindo aeroportos sem condições de funcionamento com milhares de voos cancelados, os metrôs e estradas bastante limitados também), mais de 8 milhões de pessoas ficaram sem energia num primeiro momento, pois o furacão derrubou linhas de energia, inundou redes e provocou até explosões numa subestação de Manhattan, além do combustível que era uma raridade no leste estadunidense, ou seja, um desastre total que comoveu todo o mundo.

 Fontes de apoio: G1, Terra, Revista Época, Exame/Abril.com
Veja Mais ...

3 de novembro de 2012

TORNADO, FURACÃO E TUFÃO.

ImperaGeo | 11:45 | Faça seu primeiro comentário!

Há muita dúvida, quando se remete a falar desses acontecimentos da atmosfera deste planeta. Ninguém sabe direito como se formam essas monstruosas colunas, com essa capacidade destruidora. É uma grande massa de ar que realiza um movimento giratório muito rápido, mudando e variando muito depressa de lugar na superfície da Terra.
O Tornado; a palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. O que faz todo o sentindo, pois o Tornado é formado a partir de tempestades, com uma mudança na direção do vento e o aumento da velocidade com a altura cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4-6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. Detalhe, o tornado geralmente se forma no continente, diferente de outros Ciclones, e quando ele toca a água é denominado de tromba marinha ou tromba d’agua.

Tornado

Tromba D'água


          O Furacão; é uma tempestade que se forma nas áreas tropicais, sobre os oceanos, provocando ventos de até 300Km/h. Normalmente, possui entre 450Km e 650Km de diâmetros e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual. Em seu centro, conhecido por "olho da tempestade", em que predominam as baixas pressões, não há chuva, os ventos são brandos e o céu é praticamente limpo.  Essa tempestade é chamada de Furacão quando ocorre no oceano Atlântico e de Tufão, quando acontece no pacífico. Os termos furacão e tufão são nomes regionais para intensos ciclones tropicais. E esses mesmos, são classificados como Ciclones Tropicais.

Nessa imagem podemos perceber a grandeza de um ciclone tropical.



Artigo do site: www.fisica.ufc.br ajudou nas informações.


Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search