19 de março de 2013

Blocos Econômicos: Possibilidades de Integração.

ImperaGeo | 21:24 | Faça seu primeiro comentário!

De principio, acho importante questionar, o que são esses blocos econômicos e qual seus objetivos.

Tais blocos são um sistema capitalista, na verdade, envolvendo estados nacionais (países), correspondendo em uma lógica capitalista (relações entre eles para circulação do dinheiro). E a constituição desses blocos econômicos, quer dizer, a formação desses blocos, tem como principal objetivo, a constante necessidade de lucro e acumulação do capital (dinheiro).

Mais claro um pouco, esses blocos procuram diminuir ao máximo as dificuldades de fluxo de mercadorias, capitais, serviço ou mão de obra impostas pelas barreiras colocadas pelas fronteiras nacionais, os países integrantes de bloco integram – se fortalecendo diante de países isolados.

Coloco aqui quatro possibilidades de integração entre países (acho que mais claro essas possibilidades de integração, são formas de organização dos blocos), acredito que sejam as principais.

ZONA DE LIVRE COMÉRCIO:

Busca-se a gradativa liberação do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites de um bloco. Os países parceiros reduzem ou eliminam as barreiras alfandegárias, tarifárias e não tarifárias, que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. (facilita a comercialização dentro do bloco, diminuindo ou tirando impostos nas fronteiras).

UNIÃO ADUANEIRA:

É quase idêntico ao anterior , o que é acrescentado a mais é a Tarifa Externa Comum, aplicada ao países fora do bloco, por exemplo, os países da MERCOSUL quando vão comercializar com países de fora do grupo, fazem um acordo de impostos tarifários iguais, para que um não tenha mais preferência que o outro.


MERCADO COMUM :

Busca-se uma padronização da legislação econômica, fiscal, trabalhista, ambiental, etc. A abolição das barreiras alfandegarias internas e a padronização das tarifas de comercio exterior. Observa-se aqui uma maior integração, mais unificado.

UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA:

É importante pelo fato de ser uma característica, presente da união europeia, é um estágio mais avançado do processo de formação de blocos econômicos, contando com uma moeda única e um fórum político. Tanto o mercado comum, como a união econômica e monetária, são características da União Europeia, por ser um bloco mais unificado e organizado.

Fica aqui então modos de integração dos blocos econômicos. Que tal Imagens Legais agora: 



ImperaGEO.





Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search