6 de abril de 2013

EUROPA: Caracterização Física Geral

ImperaGeo | 22:32 | Faça seu primeiro comentário!

Durante séculos a Europa foi centro de movimentos sociais, políticos, econômicos e culturais importantes como a Democracia Grega, as Leis Romanas, Conquistas de terras e suas colonizações, Renascimento Cultural e artístico, Revolução Francesa, Revolução Industrial, surgimento do Capitalismo e Socialismo dentre várias outras ações de grande importância na história.

 Wikipedia

O continente europeu possui 10.396.569 Km ² de área territorial, corresponde a 7% das terras emersas do globo e faz parte da Península Ocidental da Eurásia. Tem um Litoral bastante recortado, com muitas saliências e reentrâncias (golfos, baías, penínsulas, cabos e etc). O Maior país europeu é a Rússia, já o menor é o Vaticano.

Nações representadas no mapa

Europa – Relevo

Na constituição geológica a Europa possui:

    Maciços antigos – Formados nas eras geológicas primitiva e primária ou Pré-Cambriana e Paleozóica. Ex: Montes Peninos
      Bacias Sedimentares – Com extensas planícies e baixos planaltos. Ex: Planície Russa
   Montanhas – Datadas do período Terciário, altitudes elevadas e vários vulcões em atividade. Ex: Pireneus

Monte Elbrus é o ponto mais alto do continente, fica na Rússia e tem 5.642 m, acima do nível do mar. (abaixo imagem do Monte)

 Wikipedia

Europa – Hidrografia (Características Gerais)
        Rios com pequeno volume e pequena extensão.
      Rios de planície, aptos para navegação.
      Rios de Planalto com grande potencial elétrico
      Tanto o rio Tamisa como o Reno sofreram um processo de despoluição que durou anos.

Principais Bacias
Rio Volga (3.530 km); Rio Danúbio (2.858 km) e Rio Reno (1.320 km)

Clima

geografiaemcena.blogspot


Vegetação

Tundra

Encontra-se ao norte da Europa aonde o clima é o polar, com um verão curto e temperaturas mais amenas (10ºC a 20ºC), e um longo e rigoroso inverno; As chuvas não passam de 250 mm anuais; A vegetação é composta por musgos e liquens, pequenos arbustos e flores silvestres.

Taiga
As temperaturas no inverno são muito baixas (-7ºC), com ocorrência de neves que cobrem o solo por 6 meses. Os verões podem apresentar temperaturas médias superiores a 15ºC; As chuvas ficam em torno de 500 mm anuais; A vegetação é composta por coníferas, pinheiros e os abetos. Sendo suas madeiras uma fonte econômica. 

Floresta Temperada
As temperaturas aumentam devido as menores latitudes, sendo assim elas podem ser superiores a 20ºC no verão, e no inverno podem chegar a -5ºC; As chuvas ficam em torno de 750 e 1.500 mm anuais; A vegetação é composta por uma maior variedade de espécies de carvalhos, bordos e pinheiros, algumas árvores são caducifólias, ou seja, durante o inverno e outono elas perdem as folhas.

luizeduardogeo.blogspot


Floresta Mediterrânea
As características desse bioma são verão seco e invernos chuvosos, sujeitas a oscilações de temperatura e de pluviosidade; Aparecem formações arbustivas e também temos bosques compostos por pinheiros, sobreiros e oliveiras.

Estepes
Área com precipitações anuais de mais ou menos 600 mm; Presença de pequenas árvores apenas nos cursos d´água; Algumas áreas de estepes apresentam solos extremamente férteis, aproveitado para produção de trigo e cereais

Vegetação de Altitude
Ocorre especialmente em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus; Nessas áreas as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, essas se desenvolvem de forma mansa e rápida; Os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas. 

REFERENCIAS
ADAS, Melhem. Geografia – O Quadro Político e Econômico do Mundo Atual. São Paulo: Moderna, 2003. 3ed. Vol.4.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Europa

http://www.slideshare.net/eieco/aspectos-naturais-europa

http://www.slideshare.net/SoudoCriador/geografia-continente-europeu
Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search