27 de junho de 2013

A Violência é uma questão genética ou de fatores educacionais e sociais?

ImperaGeo | 16:01 | Faça seu primeiro comentário!
A problemática da violência no Brasil é de fatores educacionais e sociais, não genético. Haja vista que, o descumprimento de políticas voltadas para a melhoria socioeducativas, por parte dos governantes, tornam marcantes os traços de desigualdade social, pouca escolaridade, desemprego e baixa renda, entre outras evidencias que influenciam na marginalização e criminalidade de muitos jovens brasileiros.


Nesse cenário, a educação mostra-se como primordial, já que a mesma, tem o poder de ajudar na construção ética e cidadã do individuo. Todavia, a falta de investimento e a desvalorização no âmbito educacional, gera vulnerabilidade no meio social do educando, abrindo portas para o desvio de conduta e praticas ilícitas.

Vale ressaltar, que todos os problemas vivenciados hoje, é com base no que foi construído há séculos, em uma sociedade que a impunidade é hábito, pois desde descobrimento dessa terra, na forma da violência os portugueses ocuparam, na exploração da mão de obra escrava os coronéis enriqueceram, a segregação do espaço urbano separou mais e mais o pobre do rico e que por fim as politicas públicas favorecem aqueles de alto poder aquisitivo.




Fica evidente, portanto, que o comprometimento com a educação e ações sociais, estabelecendo investimentos e valorização, por partes do Estado em prol de conter a violência, disseminam a ética e a paz social.






Fonte das imagens:

http://www.visaopanoramica.com/2009/04/20/violencia-incompetencia-o-drama-de-um-povo-e-o-que-basta/

http://pablo.deassis.net.br/2013/04/o-eu-o-outro-o-individuo-e-a-sociedade/
Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search