11 de novembro de 2013

Tipos de Chuva

ImperaGeo | 20:28 | Faça seu primeiro comentário!
             A precipitação é formada pela volta do vapor d’água para a atmosférica em forma líquida ou sólida à superfície da terra, podendo chegar a mesma em forma de chuva, neve, granizo, orvalho e geada.
          Muitos pensam que a chuva é um fenômeno meteorológico único, sendo uniforme e sem características distintas, mas estão enganados enquanto a isso, as chuvas podem ocorrer de origens e formas diferentes e nessa postagem vamos traçar os três tipos de chuvas e suas características que as compõem.




  


Chuvas Frontais: Ocasionam-se pelo encontro de massas de ar diferentes (massa de ar quente e outra massa de ar fria). Com a subida da massa de ar quente em encontro com a fria ocorre a precipitação. Essas massas costumam abranger uma grande área. A intensidade é baixa a regular.




Chuvas Convectivas: Ocorrem quando há uma grande evaporação, até por estar situado numa região de alta temperatura. Quando o vapor é levado para altitudes mais frias, acontece em seguida a precipitação. São chuvas que abrangem pequena área, são rápidas e com certa intensidade. É conhecida também como Chuva Torrencial.

Chuvas Orográficas: Precipitam quando as massas de ar são impedidas de continuar seu caminho por uma barreira montanhosa de relevo, elevando-se assim há uma queda de temperatura que torna rápida a formação de nuvens e assim a chuva, geralmente com longa duração e pouco intensa.

          
Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search