18 de dezembro de 2013

Para que estudar Geografia: Espaço Natural e Espaço Geográfico (Parte 2)

ImperaGeo | 17:28 | 40 Comentários até agora

A Geografia sendo uma ciência singular, ao descrever as práticas das relações do homem com o meio, torna-se uma ferramenta primordial para entender o cotidiano de um lugar e suas complexidades. Nesse contexto são notáveis as transformações ocorridas no planeta deste a presença da humanidade. Assim destacamos dois conceitos essenciais para essa postagem, o Espaço natural e Espaço Geográfico.


O espaço natural é o ambiente original próprio da natureza, composto pelo os rios, a vegetação, os relevos, elementos climáticos, entre outros fatores que caracterizam o que há no espaço natural. Como já foi comentado em outras postagens, a presença do homem em relação à história do planeta é muito recente, no entanto desde o período neolítico com o sedentarismo, o ser humano passa a modificar e transformar o que é natural, deixando suas marcas culturais. 

exemplo de espaço natural

Já o espaço geográfico é uso e palco de diversas transformações geradas pela a sociedade, exemplo de tal transformação é a cidade, sendo o reflexo e expressão de algo concreto construído pelo os processos sociais que tem como base o capitalismo, em que prolifera sua produção de modo de vida, já que a maior parte da população concentra-se na mesma.


O homem utiliza e apropria-se do seu espaço, por meio das técnicas, com isso vai nascendo uma nova paisagem e a força de trabalho sendo a ferramenta, em seguida têm-se as rodovias, ruas, comunicações por meio da tecnologia, geram articulações e relações com outros lugares. 



Espero que gostem da postagem, foi fácil né?  :D
Veja Mais ...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search