16 de outubro de 2011

A Terra como ela é... Seria uma batata?

ImperaGeo | 21:24 |
 
Contemplada do espaço, a terra lembra uma bola de gude azul flutuando no vazio. Todavia, para os cientistas que estudam a conexão entre gravidade, geologia e clima, ela mais parece uma batata.
Este modelo, conhecido como geoide – abaixo desse parágrafo, representa a Terra segunda a Agência Espacial Europeia-, mostra a aparência da Terra caso fosse possível moldá-la de forma a refletir as anomalias gravitacionais provocadas por variações de densidade no interior do planeta.

Embora se saiba que acidentes geográficos superficiais, como montanhas, têm algum tipo de efeito sobre o campo gravitacional, são as estruturas geológicas existentes até o manto que mais afetam a força gravitacional da Terra.
As regiões de menor densidade registram gravidade menor. O ponto mais profundo do geoide, por exemplo, fica no oceano Índico, onde a antiga colisão entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiana resultou em rochas menos densas.
Também é possível estudar as mudanças no geoide ao longo do tempo a fim de constatar como o clima modifica a superfície terrestre. Dados recentes, obtidos por satélites da NASA, mostram o declínio da atração gravitacional dos mantos de gelo polares em função do degelo ocasionado pelo aquecimento global. Por Victoria Jaggard

Fonte: National Geographic Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search