16 de janeiro de 2013

A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO E FORMAÇÃO DAS PRIMEIRAS CIDADES

ImperaGeo | 17:39 |

Pode-se relatar que a cerca de 5000 a.C., os seres humanos eram nômades, ou seja não tinham moradia fixa e mudavam constantemente dos locais onde se estabeleciam, ocorria que eles só ficavam em um determinado lugar até os recursos naturais da mesma fossem esgotados.

                                      imagem retratando o povo nômade

Acontece que após o descobrimento da agricultura, o homem inicia a fase de sedentarismo e começam a compor o espaço de forma fixa, mas para que pudessem aplicar suas técnicas e poder produzir alimentos, teriam que morar em lugares de terras férteis e nada melhor que as margens dos rios, tal localidade que se aplicavam totalmente as suas necessidades para melhores condições de vida.

A região da mesopotâmia 

As primeiras cidades começaram a surgir na região do Egito e Mesopotâmia, "Mesopotâmia" vem do grego, significado da palavra quer dizer “entre rios”, com uma localização privilegiada proporcionou solo férteis que era responsável por duas colheitas anuais. Com tudo isso consequentemente tem-se um crescente populacional cada vez maior, o homem começou a se organizar como sociedade, surgindo o comercio, especializando a produção voltada para troca e a venda e a divisão do trabalho, necessariamente cria-se o Estado. Esclarecendo que o Estado na região da Mesopotâmia não era centralizado, eram sim, vários reinos que disputavam o controle da área, entre tais reinos pode-se citar a Babilônia, como exemplo.

Imagem que retrata a Babilônia 



Trecho do texto  de Bernardo Edberg, sobre a Produção espacial e Socioeconômica do povoado Bela Vista do Município de São miguel do Tocantins e perspectiva relações. 



Links da Imagem:
http://www.culturabrasil.com.br/programas/reggae-de-bamba/a-babilonia-vai-cair-3
http://www.descobrindohistoria.com.br/2012/06/resumo-mesopotamia.html
http://www.africadosul.portaldointercambio.com.br/pt/o-pais/informacoes-uteis/hoteis-na-africa-do-sul/a-africa-do-sul/historia/povos-nomades







2 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search