A muito de se pensar em torno das reflexões e discussões sobre o efeito estufa. Sobretudo tem – se que esclarecer caro leitor, que é um fenômeno natural da terra e fundamental para nós seres vivos, por que os gases estufa que localizam – se em torno do planeta é responsável por reter o calor e manter o planeta aquecido em uma temperatura necessária para a vida.
Já colocado tamanha importância, então por que hoje citamos o efeito estufa como impacto maior para o nosso planeta? O que acontece na verdade é o excesso da elevação de gases que possuem a capacidade de reter o calor como no caso do clorofluorocarbono (CFCs), o gás metano e o principal entre eles o dióxido de carbono. Essa elevada emissão do dióxido de carbono pode causa um desequilíbrio na composição da atmosfera fazendo com que nosso planeta fique com a temperatura acima da media, formando o famoso “Aquecimento Global”.
Na imagem podemos perceber o processo de industrialização sendo grande causador da aglomeração de gases poluente na atmosfera.
De forma bem simples, imaginemos quando você estaciona o carro em um local onde não tenha a presença de sombra, depois de um tempo ao retornar e entrar no carro percebe – se que está quente e abafado, o carro nessa situação funciona como uma estufa, onde os raios solares entram através dos vidros e produzem calor.
Ate pouco tempo, dados indicados pela a revista Science apontou que a temperatura media da terra podia aumentar ate 0,6º graus ainda neste século. Situação totalmente prejudicial à vida do nosso planeta, onde o livro seis graus de Mark Lynas retrata o que aconteceria com terra na elevação de cada grau, em alguns dos vários pontos importantes, ele fala da elevação do nível dos oceanos causando vários transtornos as cidades litorâneas.
Enfim a intenção deste pequeno texto, foi explicar para você leitor de forma simples e curta o que é o Efeito Estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário