18 de junho de 2012

FMI – Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial

ImperaGeo | 11:49 |

   Em julho de 1944, uma reunião em Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, entre países aliados na invasão libertadora da Europa, resultou a criação não de uma, mas sim de duas organizações supranacionais. 
  Uma foi batizada com o nome de Fundo Monetário Internacional(FMI).


      À outra, batizada como o nome de Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD, mais conhecido de todos como ("Banco Mundial").


        O Fundo Monetário Internacional (FMI) - é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos da América. Christine Lagarde, Diretora-Gerente do FMI, o cargo mais alto do organismo.
As principais funções que estão cometidas ao FMI pelos seus Estatutos e pelas orientações do seu Conselho de Governadores resultam do objetivo fundamental para que ele foi criado no final da II Grande Guerra: a supervisão do de modo a evitar crises graves da economia internacional, em geral, e nas economias dos seus países membros, em particular.
          Banco Mundial - é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos para países em desenvolvimento em programas de capital.
A missão inicial do Banco Mundial, até então somente o BIRD, foi de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro.
Existe diferença entre o Banco Mundial e o Grupo Banco Mundial. O Banco Mundial propriamente dito é composto pelo BIRD e pela AID, que são duas das cinco instituições que compõem o Grupo Banco Mundial.
BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento: proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.
AID - Associação Internacional de Desenvolvimento: Desempenha um papel importante na missão do Banco que é a redução da pobreza.
IFC - Corporação Financeira Internacional: promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas.
AMGI - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos: ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento por meio de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais.
CIADI - Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos: proporciona instalações para a resolução de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões.
O presidente do Banco Mundial é tradicionalmente um cidadão dos EUA, enquanto que o presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) é tradicionalmente um europeu.(presencia então caro leitor, um jogo político de poder entre as elites).
A diferença entre os dois, é que o Fundo Monetario Internacional – FMI, está mais ligado no âmbito econômico e financeiro de emprestimos para países aliados a essa instituição. Já o Banco Mundial, aproveita mais de um discurso social para financiamento, como o fim da pobreza, reestruturação dos países em crises e etc.
A imagem abaixo representa o que Banco mundial tem como proposta:
 








3 comentários:

  1. Tais instituições (apesar de sua utilidade) só provam o que até mesmo os juristas comerciais previram: que o mundo caminha pra uma unificação na esfera econômica, o que abrirá precedentes pra outras unificações como até a mais improvável, a política. Num futuro não muito distante imperará a moeda única, um só código comercial. Meu discurso (como cristão que sou) tem até mesmo fundamento bíblico, mas a verdade é que os sintomas de tais acontecimentos já são perceptíveis!!
    Muito bom o artigo!! e o blog!!
    Aguardo mais postagens!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite para todos eu os convido para compartilhar o Blog do projetoeas.blogspot.com.br por um futuro melhor e sustentável e baixo impacto ambiental e a falta de apoio para este Projeto de Geração de Energia Elétrica Sustentável .
    O Projeto EAS foi criado para gerar muita energia elétrica utilizando os recursos hídricos e preservação ambiental falta apoio financeiro para desenvolver este projeto , compartilhe eu agradeço um abraço para todos ...

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Search